ChorandoSemParar transforma São Carlos na “Capital do Choro”

Data: 25/11/16 17:31:49

São Carlos, a Capital Nacional da Tecnologia, se transforma na “Capital do Choro” a partir do dia 5 de dezembro quando inicia o 13º Festival Internacional ChorandoSemParar, que este ano homenageia Paulo Moura, um dos mais conceituados músicos do país, falecido em 2010. O multi-instrumentista, arranjador, maestro, compositor popular e sinfônico, criou grupos e orquestras, bandas de jazz e reinventou o som da gafieira.

Serão sete dias de atividades gratuitas com apresentações de grandes nomes da cena musical. A apoteose acontece no domingo, dia 11, com 12 horas ininterruptas de música em praça pública. No dia 5, a abertura do ChorandoSemParar fica por conta do veterano de Festival Yamandu Costa, considerado um dos maiores violonistas do Brasil, e Nailor Proveta, instrumentista que também será homenageado devido à afinidade de estilo e envolvimento com Paulo Moura.

Como parte da programação que ocorre ao longo da semana, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro João Donato se apresenta na UFSCar ao lado de Alexandre Ribeiro, no dia 6. Donato também participa, ao lado de João Fernando Gomes de Oliveira, o Moringa, e Halina Grynberg, produtora cultural, escritora e viúva de Paulo Moura, de uma roda de conversa sobre o homenageado. Logo após o bate-papo, Halina autografará seu livro “Paulo Moura, um Solo Brasileiro”, obra que simula uma entrevista com o multi-instrumentista. No dia 9, a escritora ainda palestra sobre o acervo digital de Paulo Moura, um projeto elaborado sobre a coordenação do pianista americano Cliff Korman, que também estará em São Carlos.

A programação do fim de semana tem início na sexta-feira, dia 9, com a Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar (MoMA), com apresentações de Choros e gêneros afins na Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva – Praça XV de Novembro –, a partir das 19h30. No dia 10, a partir das 20 horas, na mesma praça, haverá “AfroBossaNova”, com Armandinho Macedo, Carlos Malta, Marcos Suzano e outros convidados. O dia mais aguardado do Festival, dia 11, começa pontualmente às 10 horas com a apresentação da Orquestra Experimental da UFScar e segue, ininterruptamente, até as 22 horas. Haverá ainda outras atividades, como as oficinas “Paulo Moura e o Improviso Brasileiro” e “Influência Rítmica na Música Instrumental Brasileira Contemporânea” e roda de conversa sobre a música instrumental brasileira nos Estados Unidos com a instrumentista norte-americana Ana Cohen.

Realização - O Festival Internacional ChorandoSemParar é realizado desde 2004 pelo projeto Contribuintes da Cultura, cuja gestão é da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar). Confira a programação completa, com os locais e horários do 13º Festival Internacional ChorandoSemParar:

Programação Completa:


5 de dezembro
20h - Abertura do Festival - 1ª noite
Yamandu Costa e Nailor Proveta (convidado homenageado) apresentam repertório inspirado no álbum El Negro del Blanco.
Local: Teatro Municipal de São Carlos.  Retirada de convites antecipada.



6 de dezembro

15h - Oficina: Paulo Moura e o Improviso Brasileiro, por Nailor  Proveta.
Local: Teatro de Bolso da UFSCar

20h - Abertura do Festival – 2ª noite
João Donato e Alexandre Ribeiro apresentam repertório inspirado no álbum Dois Panos para  Manga.
Local: Teatro Florestan Fernandes – UFSCar. Retirada de convites antecipada.



7 de dezembro

20h30 - Noite de autógrafos e roda de conversas tendo Paulo Moura como tema, sob o ângulo de três diferentes olhares. Halina Grynberg, João Donato e João Fernando Gomes de Oliveira, Moringa. Após bate-papo, Halina Grynberg autografará seu livro "Paulo Moura, Um Solo Brasileiro".
Local: Centro Cultural Espaço 7

 

8 de dezembro

15h - Oficina: Influência Rítmica na Música Instrumental Brasileira Contemporânea, por Alexandre Ribeiro.
Local: Centro Cultural Espaço 7

 

9 de dezembro

17h30 – Palestra: O acervo digital Paulo Moura, por Halina Grynberg. Projeto elaborado sobre a coordenação geral e musical de Cliff Korman. Local: Centro Cultural da USP

19h30 - MoMA - A Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar apresentará uma edição instrumental que inclui Choros e gêneros afins em homenagem ao músico Paulo Moura. Local: Praça XV de Novembro



10 de dezembro

10h30 - Palestra Paulo Moura e Cliff Korman - Um encontro de musicalidades, por Cliff Korman.
Local: Centro Cultural da USP

14h30 – Bate-papo "A música instrumental brasileira nos EUA", com a instrumentista norte-americana Ana Cohen.
Local: Centro Cultural Espaço 7

20h - Noite AfroBossaNova, apresentação inspirada no projeto de Homenagem a Tom Jobim: música instrumental brasileira (2005) e no CD AfroBossaNova (2008), por Armandinho Macedo, Carlos Malta,  Marcos Suzano e convidados.
Local: Praça XV de Novembro



11 de dezembro

10h às 22h Encerramento do Festival ChorandoSemParar – 12h de música instrumental na Praça XV com revezamento dos artistas convidados.



Todas as atividades têm entrada franca. Para algumas é necessário retirar ingresso antecipadamente. Mais informações em www.chorandosemparar.com.br.