CNPq tem aberta chamada de apoio a projetos envolvendo os países do BRICS

Data: 11/12/17 14:59:23

Para consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul), o CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Programa Quadro BRICS de CT&I lançaram uma chamada de apoio a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O apoio será às áreas de recursos hídricos e tratamento da poluição; energias novas e renováveis e eficiência energética; biotecnologia e biomedicina incluindo saúde humana e neurociências; tecnologias de informação e computação de alta performance; ciências dos materiais e nanotecnologia; e prevenção e monitoramento de desastres naturais.

O projeto deve estar claramente caracterizado como de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e de acordo com o regulamento internacional do Programa. Outra recomendação é que os projetos inscritos também tenham parcerias com instituições que desenvolvam atividades científicas, tecnológicas e de inovação, sediadas no Brasil e nos demais países integrantes do BRICS.

A submissão de propostas vai até dia 15 de dezembro. Mais informações no site www.cnpq.br ou com a equipe de gerência de projetos da FAI/UFSCar pelo telefone (16) 3351-9000.