Congresso Novos Direitos amplia período de inscrições de trabalhos

Data: 29/06/17 16:48:26

O II Congresso Internacional Novos Direitos prorrogou até 21 de julho o período de submissão de trabalhos acadêmicos. O congresso, que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nos dias 18, 19 e 20 de outubro, já tem confirmada a presença de especialistas da USP, Unesp, Universidades Federais de Santa Cataria e de Brasília, das Universidades de Coimbra (Portugal) e Nápoles (Itália).

Veja matérias anteriores

UFSCar sedia congresso internacional para discutir “Novos Direitos”

Congresso internacional discute “Novos Direitos” na UFSCar

Pesquisador da UFSCar avalia os percalços jurídico-político do Brasil

 

Novos Direitos é uma área das ciências jurídicas que busca reconhecer as garantias de todos nesta nova realidade cerca de transformações tecnológicas e socioculturais que alteraram, e seguem alterando, as relações humanas de forma cada vez mais rápida. Descobertas científicas e a evolução social impactam diretamente o estilo de vida, de família, trabalho e economia.

“O mundo se transforma com o passar dos anos. Há mudanças profundas na família, no trabalho e nas regras de convivência social”, explica o pesquisador Celso Maran Oliveira, docente do Departamento de Ciências Ambientas (DCAm) da UFSCar.

Para Vinício Carrilho Martines, docente da UFSCar especialista em Sociologia Geral e Teorias de Estado e que será um dos palestrantes, o positivismo – doutrina filosófica que sugere fazer das ciências experimentais o padrão do conhecimento humano, substituindo as teorias metafísicas ou teológicas – não é suficiente para responder algumas das indagações da sociedade atual. “Precisamos de um leque que perpassa pela ciência, pelo direito e pela política”, frisa.

De acordo com Celso Maran, que também coordena o II Congresso Internacional Novos Direitos, já há um número razoável de trabalhos inscritos. “Muitos, no entanto, nos solicitaram a expansão do prazo”. Outras informações e o edital 2 já com as novas datas estão disponíveis em www.novosdireitos.ufscar.br.