Curso tradicional em neuropediatria da UFSCar está com inscrições abertas

Data: 09/02/17 15:23:29

 

A Neuropediatria é uma área de atuação da fisioterapia que busca resolver ou prevenir alterações motoras em bebês e crianças causadas por problemas no sistema nervoso. As doenças mais conhecidas são a paralisia cerebral, microcefalia, mielomeningocele – que afeta a espinha dorsal – ou alterações genéticas, como a síndrome de Down. Bebês prematuros, e o número de casos aumenta a cada ano no Brasil, também necessitam de fisioterapia.

“Trata-se de uma área da saúde em pleno crescimento e cada vez mais reconhecida e necessária. Profissionais especializados são bastante requeridos e absorvidos no mercado de trabalho”, explica a professora Eloisa Tudella, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como bebês e crianças demandam cuidados específicos, para um terapeuta atender na área da neuropediatria é fundamental uma especialização.

Com o objetivo de capacitar novos profissionais e atualizar os conhecimentos dos que já exercem a profissão, está aberto, até o dia 24 de março, o período de inscrições para o XVI Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM) da UFSCar. Graduandos da área da saúde que estejam no último ano de seu curso também podem se inscrever.

A prevenção é o principal enfoque dado nesta pós-graduação, embasada cientificamente por meio, principalmente, dos resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas pelo NENEM. Também há diversos métodos de intervenção para o tratamento das patologias causadas por problemas no sistema nervoso em bebês e crianças que são abordados. “O curso tem em sua programação disciplinas teóricas e práticas ministradas pelos melhores especialistas da área e com larga experiência científica e clínica dentro da sua esfera de atuação”, explica a professora Eloisa, coordenadora do NENEM e do curso de especialização.

A docente conta que enquanto ainda são escassas as universidades e faculdades nacionais que oferecem cursos de aperfeiçoamento e de especialização na área de neuropediatria, a pós-graduação da UFSCar já está em sua 16ª edição. “A estrutura da pós-graduação, consolidada pelas experiências adquiridas, é sempre reavaliada baseada na opinião dos alunos egressos, muitas vezes doutores e docentes de Universidades Federais e Estaduais”, relata.

O Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria tem duração de 16 meses, com início no dia 1º de abril, totalizando uma carga horária total de 368 horas. As aulas ocorrem a cada 15 dias, em finais de semana intercalados, sendo aos sábados, das 18:00 às 22:00 horas, e aos domingos, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas. Mais informações, como o valor de investimento, estão disponíveis no site www.neuropediatria2017.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email analuiza.nenem@gmail.com.

 & lt; /p>