Especialização da UFSCar capacita para modelo construtivo em aço

Data: 01/09/17 17:33:03

A UFSCar, por meio do Departamento de Engenharia Civil (DECiv), abriu as inscrições para a nova turma de especialização em Projeto e Produção de Estrutura em Light Steel Frame (LSF) – sistema construtivo industrializado em aço galvanizado.

O sistema LSF é o um modelo construtivo industrializado que pode ser aplicado em construções residenciais e comerciais. A construção por meio deste modelo consiste na formação de perfis em aço galvanizados leves e revestimentos com lajes e divisórias pré-fabricados. “São construções que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto convencional é utilizado apenas nas fundações”, explica o professor do DECiv, Alex Sander Clemente de Souza, especialista em estruturas e coordenador do curso.

“Este método proporciona mais rapidez, qualidade, flexibilidade e, consequentemente, economia. É o sistema construtivo mais empregado nos Estados Unidos e Europa e tem grande potencial de incremento de aplicação no Brasil”, frisa o especialista. Faz parte do conteúdo disciplinas de introdução ao LSF, sistemas, componentes e complementos, como divisórias, acabamentos e cobertura, processos de fabricação e montagem e análise estrutural.

O curso que vai capacitar os profissionais da construção civil para utilizarem o método LSF se inicia no dia 30 de setembro no campus São Carlos da UFSCar com aulas somente aos sábados. A carga horária é de 35 horas. As inscrições se encerram no dia 25 de setembro. Mais pelo www.estruturaslsf2.faiufscar.com.

A foto é da turma anterior do curso de LSF que ocorreu no primeiro semestre (foto: FAI.UFSCar)