Evento da UFSCar que discutiu a produção do peixe panga foi um sucesso em Araras

Data: 27/04/17 12:14:50

O I Workshop sobre o peixe Pangasius, também conhecido como Panga, realizado GEPeM (Grupo de Estágio e Pesquisas em Monogástricos) no Campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nesta quarta-feira (26/04) foi um sucesso. Mais de 100 pessoas, entre produtores, pesquisadores e interessados em saber mais sobre essa espécie asiática participaram do evento, que também atraiu a atenção da imprensa. Veja matéria aqui.

A professora Luciana Dias, docente da UFSCar, avaliou positivamente a realização do evento. “Estamos iniciando a organização da cadeia produtiva do peixe panga aqui no Brasil e o workshop demonstrou, como prevíamos, que há interesse na produção desta espécie”, frisou.

O Workshop abordou o histórico e as perspectivas da aquicultura, o mercado nacional aquícola, os desafios nutricionais para peixes exóticos, licenciamento ambiental para o cultivo do Panga, além dos mitos e verdades sobre o manejo produtivo, as inovações tecnológicas em sistemas intensivos de produção de peixes e as linhas de crédito aquícola.

De acordo com a pesquisadora da UFSCar, os brasileiros já superaram a marca de 12 quilos per capita por ano de consumo de carne de peixe recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O panga é uma espécie muito versátil de carne branca, textura firme, sem espinhos e de fácil preparo, além de custar bem menos do que seus similares.

A gestão financeira e administrativo deste evento e a assessoria de comunicação foram feitos pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar) da universidade. A organização do evento agradece aos Canal Zero Imagens, a Kety Souza pelas fotos e demais parceiros.