Instalação de usina solar na UFSCar proporcionará maior sustentabilidade ambiental e financeira

Data: 22/02/19 12:36:52

Gerenciado e apoiado pela FAI.UFSCar, o Projeto de Eficiência Energética tem por objetivo gerar economia de energia em todos os campi da UFSCar. Para o campus de Sorocaba da UFSCar foram dois projetos: A construção de uma usina de energia solar e a modernização do sistema de iluminação da Universidade. Os investimentos foram de R$ 739,4 mil e custeados pela CPFL Piratininga através da participação da UFSCar em chamada pública do Programa de Eficiência Energética da companhia.

Ao todo foram instalados 42 painéis fotovoltaicos no campus e substituídas 7.433 lâmpadas fluorescentes tubulares por sistemas a led, que são mais econômicos e eficientes. A economia anual da Universidade será o equivalente ao consumo médio de 130 famílias por ano. 

A inauguração desta Usina Solar Fotovoltaica no campus Sorocaba ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2019 e contou com a presença de representantes da CPFL Piratininga, da UFSCar, da FAI.UFSCar e da Vitális Energia. A integração de todos foi essencial para o planejamento e execução deste projeto que foi desenvolvido pela UFSCar, gerenciado e executado pela FAI.UFSCar e Vitális Energia, e aportado pela CPFL Piratininga. 

(Esquerda) Josemar Brancacci - Vitális Energia, Armando Gullo Martins - FAI.UFSCar e Prof. Dr. João Batista - Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar (Direita)   

 

Também foram aprovados pela CPFL, no âmbito do Programa de Eficiência Energética, projetos desta natureza para os campi de São Carlos e Araras da UFSCar. Desta forma, a expectativa é que até o final de 2019 ambos estejam em funcionamento e tanto a Universidade quanto o meio ambiente possam avançar ainda mais nas áreas de sustentabilidade ambiental e financeira. 

A cerimônia ocorreu no Auditório do AT-Lab, no campus da UFSCar, e, ao final, os presentes foram conhecer a Usina Solar Fotovoltaica inaugurada. Representando a UFSCar estiveram presentes a Reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Batista Fernandes e o Diretor do Campus de Sorocaba, Prof. Dr. Ismail de Melo. Representando a FAI.UFSCar esteve presente o responsável pelo projeto na Fundação, o Sr. Armando Gullo Martins. Representando a CFPL estiveram presentes o Sr. Gerivaldo de Jesus Nunes, a Sra. Maria Cristina Carli e o Sr. Juliano Garcia Campos. Representando a Vitális Energia estiveram presentes o Sr. Josemar Brancacci e a Sra. Érica Russi.

 

(Esquerda) Prof. Dr. Aparecido Júnior de Menezes, M. Rogério Ribeiro, Sr. Armando Gullo Martins, Sr. Juliano Campos, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, Prof. Dr. Ismail de Melo, Prof. Dr. João Batista,  Sr. Josemar Brancacci e Sr. Gerivaldo Nunes (Direita).

 

Fotos: Daniela Milani e Flávia Salmázio