Parceria entre a UFSCar e a CPFL gera economia de mais de R$ 300 mil ao ano

Data: 14/12/18 18:51:34

A UFSCar e a Vitális Energia elaboraram um projeto de eficiência energética que, coordenado pelo Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Walter Libardi, foi submetido à chamada pública para projetos desta modalidade da CPFL, companhia de energia do Estado de São Paulo. Após aprovação do projeto, os esforços foram em prol de uma rápida mudança das lâmpadas do campus de São Carlos e da instalação de uma modesta usina solar fotovoltaica. 

Este projeto, gerido pela FAI.UFSCar, contempla a troca de 2.454 lâmpadas comuns da Universidade por lâmpadas led. Os benefícios das lâmpadas led vão desde uma durabilidade de cerca de 20 anos - cerca de 6 vezes mais que lâmpadas comuns -, maior capacidade de iluminação e menor gasto de energia. 

E a economia? A economia da UFSCar será de 14% ao ano nos gastos com energia elétrica apenas com a instalação das novas lâmpadas! Desta forma, serão poupados cerca de R$ 330 mil até o final de 2019.  

A expectativa para 2020 é de mais eficiência e, portanto, maior economia! Atualmente o projeto se encontra em fase mais avançada no campus de São Carlos. No campus de Araras algumas lâmpadas já foram trocadas; nos outros campi, de Sorocaba e Lagoa do Sino, as tratativas estão em curso.

 Mais do que economia energética e financeira, este projeto em uma Universidade pública como a UFSCar representa valorização do recurso público! 

Na foto: 

Esquerda- Prof. Dr. Ednaldo Pizzolato - Diretor Institucional da FAI.UFSCar, Prof. Dr. Walter Libardi (Vice-Reitor da UFSCar), Profa. Dra. Wanda Hoffmann (Reitora da UFSCar), Devanir Mantoani Júnior (Gerente de Relacionamento e Poder Público da CPFL) e Profa. Dra. Ângela Leal (Superintendente do Hospital-Universitário da UFSCar) - Direita.