Pós-Graduação da UFSCar inova ao abordar o tratamento da dor

Data: 13/02/17 15:43:18

A dor provoca sofrimento em milhares de pessoas diariamente. Causada, dentre outros fatores, por uma enxaqueca, cólicas, problemas na coluna, reumatismo, fibromialgia, inflamações ou simplesmente por excesso de cansaço, como uma simples dor de cabeça, esta sensação física desagradável, e anormal ao corpo humano, atinge crianças, adultos e idosos.

O tratamento contra os diversos tipos de dores pode envolver profissionais de várias áreas, inclusive fora da esfera da saúde. Diante dessa constatação, um grupo de pesquisadores do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou uma pós-graduação inovadora – o Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor.

A especialização aborda a dor desde a ciência laboratorial, passando por diagnóstico clínico, gestão até a prevenção. São discutidas suas causas, natureza, sintomas e formas de propagação, além de seu desenvolvimento e meios de tratamento. O curso é indicado para Assistentes Sociais, Biomédicos, Biólogos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Gerontólogos, Médicos, Musicoterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais áreas de interesse.

Docentes e pesquisadores renomados de diversas instituições – UFSCar, USP, UNESP, UNICAMP, dentre outras – apresentam as principais síndromes dolorosas e seus tratamentos cirúrgicos, farmacológicos, não-farmacológicos ou cuidados paliativos, além do empreendedorismo e da pesquisa clínica que também compõem a grade curricular, dividida em dez módulos com carga horária de 368 horas totais.

“São aulas práticas para estimular o raciocínio crítico”, relata o professor Fernando Valsiceac, docente do DGero da UFSCar e coordenador da especialização. O curso apresenta ainda aspectos relacionados a neurociência, educação, espiritualidade, religiosidade, finitude e morte.

As aulas são presenciais e acontecem a cada três semanas, aos sábados e domingos, no Campus São Carlos da UFSCar, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O início está previsto para o dia 18 março. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.especializacaodor.faiufscar.com. Há desconto até o dia 24 de fevereiro e as vagas são limitadas. Mais informações pelo email dor.ufscar@gmail.com ou no Facebook, em www.facebook.com/dor.ufscar.

 

(Foto: FAI.UFSCar)