Seminário internacional sobre autismo reúne especialistas

Data: 25/10/16 17:54:00

Estatísticas internacionais têm apontado um aumento no número de casos de autismo. Antigamente, uma em cada 68 crianças nascidas vivas eram autistas, agora já se contabiliza um caso para cada 45 nascimentos. No Brasil, estimativas apontam que três milhões de pessoas sejam afetadas por este transtorno.

“Essas crianças chegam cada vez mais ao mundo e, por consequência, nas escolas e nos hospitais, e por isso as famílias e os profissionais precisam estar preparados para atendê-los”, afirma Giovana Escobal, vice-coordenadora do Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da UFSCar. O Laboratório é responsável pela organização do 12º Seminário Internacional do LAHMIEI, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de novembro, com o tema "Autismo e Atrasos no Desenvolvimento Intelectual: Atualidades e Modelos de Atuação".

Os participantes do evento poderão conhecer os modelos mais avançados para identificar e lidar com os comportamentos típicos de quem sofre do transtorno, como dificuldades ou deficiências de linguagem falada, de contato visual, alterações no sono e alimentação, fobias e birras. O Seminário é aberto a todos os interessados – professores, diretores de escola, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos, cuidadores e familiares.

“Não há exames para detectar o autismo; o diagnóstico ocorre pela avaliação comportamental. Portanto, quanto mais padronizada forem as informações para os profissionais e familiares, mais rápido será o diagnóstico e maiores as chances de sucesso no tratamento”, explica Giovana.

Segundo o professor Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e coordenador do LAHMIEI, que desenvolve pesquisas sobre análise do comportamento há mais de 40 anos, faltam profissionais capacitados para o diagnóstico precoce no Brasil. “Nós queremos que os profissionais sejam certificados e reconhecidos como capazes de oferecer um serviço de qualidade para a comunidade”, afirma Goyos.

Inscrições – A programação completa, assim como o formulário de inscrição para o Seminário, que acontece na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, estão disponíveis em www.xiiseminterlahmiei.faiufscar.com. A taxa de inscrição tem um valor simbólico e os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro. Mais informações pelo telefone (16) 3306-6712 ou pelo e-mailautismoufscar@gmail.com.