UFSCar abre Curso de Especialização de Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica

Data: 18/07/18 17:06:34

A UFSCar oferece a primeira turma do curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica, voltado a comunicadores e outros profissionais com interesse no setor e a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.O curso nasceu da experiência de quase 13 anos do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade, reconhecido nacionalmente pela qualidade e o caráter inovador das atividades de divulgação científica que realiza. Segundo a jornalista Mariana Pezzo, Diretora Executiva do Laboratório e uma das coordenadoras e professoras do curso, o objetivo é compartilhar o conhecimento construído ao longo desses anos pela equipe do LAbI, e assim, contribuir para a formação de profissionais que atuem planejando, realizando e avaliando projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.

O corpo docente contará com a equipe do LAbI e também com professores da UFSCar, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com o jornalista Reinaldo José Lopes, que é uma referência na área. "Nós acreditamos que a melhor divulgação científica se faz no diálogo entre comunicadores e outros profissionais dedicados à área e os próprios cientistas. Essa compreensão pauta não só a formação de uma turma heterogênea, mas também a própria organização das disciplinas", revelou o Diretor Geral do LAbI, Adilson de Oliveira, que é docente do Departamento de Física da UFSCar. Em consonância com a perspectiva destacada por Oliveira, um bloco de disciplinas, apelidado de "Ciência para Poetas", terá aulas apresentando conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, da Química, das Ciências Biológicas, de Filosofia e Estatística. Um outro bloco, "Poesia para Cientistas", será composto pela teoria e pela prática da divulgação científica, suas linguagens - texto, vídeo, áudio, plataformas interativas, dentre outras, bem como pela reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

A ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática. As disciplinas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã no Campus São Carlos da UFSCar, durante três semestres, sendo o quarto destinado à elaboração da monografia. O curso de especialização é uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), refletindo também o compromisso do Centro com a disseminação do conhecimento. O projeto foi aprovado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e oferecerá certificado reconhecido pela Universidade aos participantes que atenderem aos critérios de avaliaçã o estabelecidos. A gestão do curso está a cargo da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, também da Universidade, a FAI.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de agosto. São 37 as vagas oferecidas, e o processo seletivo levará em consideração currículo e carta de interesse. Mais informações em www.labi.ufscar.br/pos.