UFSCar abre nova turma de curso online sobre tecnologias educacionais

Data: 25/08/17 09:27:26

A criança de hoje entra para o mundo tecnológico muito antes de ingressar na escola, que por sua vez ainda funciona com uma estrutura do século 20. Para diminuir essa distância é fundamental que os professores se atualizem.

O curso online de “Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades” da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma opção. Lançado em junho, já é considerado um sucesso com mais de duzentos alunos. A terceira turma está com inscrições abertas.

“É preciso desenvolver métodos e técnicas que estimulem o interesse dos alunos pela educação”, observa o professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação no campus Araras, Estéfano Vizconde Veraszto. O curso foi desenvolvido para contextualizar o uso da tecnologia. “Privilegiamos os espaços formais de educação, mas sem nos esquecer dos informais tão presentes nos dias atuais”, explica Veraszto.

Para o supervisor educacional, Geraldo Sant’Anna, o curso amplia o horizonte da sala de aula. “O antes suficiente, aula expositiva, lousa e giz, já não possibilita ao aluno receber a informação”, lembra. Silvana Camolesi, professora de matemática, faz um elogio. “Gostei do material, os vídeos me ajudaram a aperfeiçoar o conteúdo”, destaca. “Precisamos estar sempre atentos às mudanças”, frisa o professor Pedro Luis Meireles. Todos alunos do curso.

As aulas serão somente pela internet e começam no dia 25 de setembro. São 220 horas de carga horárias. Vagas limitadas. Saiba mais pelo www.teceducacionais-3.faiufscar.com.