UFSCar Araras oferece curso a distância de tecnologias educacionais

Data: 12/06/17 11:06:34

 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho para o curso “Tecnologias Educacionais: Aplicações e Possibilidades”, que será oferecido inteiramente a distância, sob a coordenação do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação localizado no campus Araras.

“No mundo atual é fundamental desenvolvermos métodos e técnicas que estimulem o interesse dos alunos pela educação”, salienta o professor da UFSCar responsável pelo curso, Estéfano Vizconde Veraszto. Para o pesquisador, os jovens têm acesso a diversas tecnologias fora da escola. “Enquanto isso, a escola ainda apresenta uma estrutura do século 20 para os alunos”, destaca.

O curso foi desenvolvido para contextualizar o uso da tecnologia em diversos espaços educacionais com base na diferenciação da abordagem pedagógica e na aproximação entre educação e tecnologia. “Privilegiamos os espaços formais de educação, mas sem nos esquecer dos espaços informais tão presentes nos dias atuais”, explica Veraszto.

As disciplinas do curso tratam dos fundamentos da tecnologia educacional e apresentam os recursos pedagógicos disponíveis atualmente, como aprendizagem em ambiente Mobile, assistentes virtuais e o papel das redes sociais na educação. “Vamos entender como utilizar sites de acesso de massa no aprendizado e na formação cidadã, por exemplo”, detalha, Veraszto.

As aulas, que serão apenas pela internet, começam no dia 17 de julho e vão até 5 de novembro. A carga horária total de 220 horas e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem fazer suas inscrições pelo site www.tecnologiasedu2017.faiufscar.com.