UFSCar lança e-book com seus os Programas de Extensão

Data: 11/11/16 14:45:23

A UFSCar lançou o e-book "UFSCar Parceira - programas de extensão para a cooperação com a sociedade". O objetivo da publicação eletrônica é dar maior visibilidade aos programas de extensão realizados, o que pode potencializar o desenvolvimento de ações extensionistas entre a Instituição e as regiões do Brasil, particularmente dos municípios que sediam seus quatro campi: Araras, Buri, São Carlos e Sorocaba.

No e-book é possível encontrar a descrição dos 322 programas de extensão ativos, incluindo título, palavras-chave, nome do coordenador, resumo e e-mail para contato. No título de cada um deles há um hiperlink que direciona para um banco de dados com informações detalhadas sobre o programa, na forma de um resumo.

A publicação conta ainda com um prefácio redigido por Glaucius Oliva, docente da USP e ex-presidente do CNPq, e com um capítulo que versa sobre o histórico da extensão e dos programas na UFSCar escrito pelos professores Wilson Alves-Bezerra, do Departamento de Letras (DL), e Vera Alves Cepêda, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo). 

"Esperamos, a partir da ampla divulgação deste catálogo de programas para além da fronteira acadêmica, estimular a geração de novos projetos que venham a contribuir para a resolução de problemas sociais na direção de uma sociedade mais justa e igualitária", escrevem na apresentação do e-book a pró-reitora de extensão Cláudia Maria Simões Martinez e o pró-reitor adjunto de extensão Rodolfo Antônio de Figueiredo.

Alexandre Bueno, gerente de projetos da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos), lembra que a FAI atua diretamente na gestão administrativa e financeira dos projetos, inclusive os de extensão, e está capacitada para atender às exigências dos financiadores em todas as áreas do conhecimento, mediante a interface com as agências de fomento, empresas públicas ou privadas e com a própria universidade.“A realização de projetos de extensão permite à UFSCar realizar o transbordamento do conhecimento para a sociedade”, ressalta Alexandre.

O e-book "UFSCar Parceira - programas de extensão para a cooperação com a sociedade" pode ser conferido aqui.