UFSCar ministra curso sobre tratamentos com e sem medicamentos

Data: 01/06/17 15:32:17

(atualização às 15h20 de 09.08.2017)

O tratamento de uma doença depende da análise criteriosa de um profissional, seja ele feito por meio de medicamentos ou outro método. A capacitação dos profissionais que fazem o manejo, a administração e acompanhamento do tratamento com medicamentos é fundamental.

Por isso, o Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece pela segunda vez o curso de especialização em Farmacologia Clínica e Abordagens não Farmacológicas na Prática Clínica com uma proposta inovadora que valoriza o trabalho multiprofissional.

"O objetivo é capacitar profissionais da área da saúde para o correto manejo, administração e acompanhamento de tratamentos farmacológicos", explica o coordenador do curso, Gerson Rodrigues, docente da UFSCar. "Também iremos apresentar abordagens não farmacológicas de tratamento que possam contribuir ou até substituir o tratamento farmacológico", completa.

Segundo Rodrigues, exercícios físicos e alimentação, quando orientados por profissionais, podem ser uma alternativa eficaz ao tratamento de algumas doenças. "Vamos apresentar quais cuidados são necessários para a utilização dessas intervenções, sendo que esta apresentação será feita por profissionais capacitados", salienta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula a educação permanente dos profissionais como uma das estratégias para aumentar a segurança na assistência ao paciente. "O despreparo dos profissionais constitui uma das principais causas de complicações à saúde, além de prejuízos econômicos e sociais", explica o coordenador do curso.

Devido à complexidade na utilização de medicamentos e de terapias que não utilizam medicamento, a UFSCar oferece o curso em Farmacologia Clínica e Abordagens não Farmacológicas, cujo conteúdo será ministrado por especialistas em farmacologia, práticas de exercícios físicos, nutrição, fisioterapia e laserterapia.

As inscrições para uma das 50 vagas já estão abertas. As aulas começam no dia 4 de agosto e serão quinzenais às sextas-feiras (19-23h) e aos sábados (7-18h30) com duração de 12 meses. Faça sua inscrição pelo site www.farmacologiaclinica.ufscar.br. Para mais informações envie email para farmaco.cl.ufscar@gmail.com.