UFSCar oferece curso de enfermagem para alta complexidade  

Data: 14/02/17 16:39:37

 

Com o objetivo de capacitar enfermeiros para a assistência em situações delicadas em Cardiologia clínica, cirúrgica e em emergências está aberto, até o dia 28 de fevereiro, o período de inscrições para o Curso de Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Cuidados Críticos, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Baseado em evidências, a pós-graduação aborda farmacologia aplicada, segurança do paciente, gestão do cuidado em unidades críticas, além de metodologia da pesquisa e de ensino e Bioética e legislação profissional. A grade curricular prevê ainda visitas técnicas e estágio em unidade cardiológica ou de terapia intensiva.

"Iremos atualizar procedimentos de alta complexidade, como transplantes de coração e pulmão, dispositivos ventriculares, coração artificial, dentre outros. Teremos aulas práticas e simulações bem reais para desenvolver o raciocínio clínico", comenta a professora Regimar Ranzani, docente do Departamento de Enfermagem da UFSCar e coordenadora da especialização.

O curso, com carga horária total de 448 horas, é destinado exclusivamente a profissionais graduados em Enfermagem, atuantes em centros cirúrgicos, unidades de Terapia Intensiva (UTIs), emergência, hemodinâmica, dentre outros segmentos. As aulas são presenciais e acontecem quinzenalmente, aos sábados, no Campus São Carlos da UFSCar, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O início está previsto para março deste ano, com 19 meses de duração total.

Os interessados podem se inscrever no site do curso, em www.cardiologia-denf17.faiufscar.com, no qual há mais informações. A seleção será feita por análise curricular. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email enfermagem.cardio.ufscar@gmail.com.

(Fotos: Hever Costa Lima/Gerência de Comunicação da Santa Casa de São Carlos)