UFSCar tem ações para educar musicalmente pessoas de todas as idades

Data: 04/07/18 08:46:47

A UFSCar desenvolve várias ações para educar musicalmente bebês e seus familiares e também crianças, jovens, adultos e idosos interessados em aprender música e ter acesso a conhecimento musical básico. São atividades coletivas, que envolvem canto, movimento e práticas instrumentais. Os cursos "Música em Família" e "Musicalização através da flauta doce", são dois bons exemplos.

O "Música em Família" atende bebês e crianças de oito meses a cinco anos, em dois dias da semana, segundas e quartas-feiras, às 18 horas, oferecendo a oportunidade para as crianças e as famílias conhecerem e se aproximarem da música de forma natural e respeitosa, com base nos estudos da área da Educação Musical e considerando aspectos da psicomotricidade e da socialização. As aulas seguem uma rotina com 12 famílias em cada uma das duas turmas. Os encontros sempre começam com o acolhimento e reconhecimento da sala, dos brinquedos e instrumentos; seguidos por uma música de entrada e atividades relacionadas ao canto, a partir de um repertório vasto de canções da cultura popular brasileira e de outros lugares do mundo.

Nas sessões também há brincadeiras cantadas, com instrumentos apropriados para as crianças tocarem. Além disso, há músicas, danças e marchas que estimulam o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio e os movimentos; e, por fim, um relaxamento com canções de acalanto e a música de saída. Segundo a professora Renata Fantini, do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade, o envolvimento da família traz uma valorização ao aprendizado musical. “Os pais ou responsáveis ensinam os filhos e também aprendem com eles. O desenvolvimento é conjunto e, além disso, há um estreitamento dos laços afetivos", defende a especialista.

Já o curso "Musicalização através da flauta doce", baseado no método de ensino Suzuki, que defende que o ensino musical e o ensino de um instrumento é um meio para desenvolver o caráter, a sensibilidade, a disciplina e a tolerância, hoje em dia tem 35 alunos, entre crianças a partir de cinco anos, adolescentes e adultos. As aulas são às terças e quintas feiras, também às 18 horas. A professora Ilza Joly, docente aposentada da UFSCar e coordenada deste curso, conta que a proposta é que, principalmente, as crianças aprendam música, acompanhadas de seus pais. “Toda a família vai ser sensibilizada musicalmente, então a chance da cultura da música se perpetuar e multiplicar é maior. Aqui as famílias têm a oportunidade diferenciada de estarem juntas, fazendo música juntas", destaca Joly.

O projeto de iniciação musical da UFSCar existe desde 1989, fundado pela professora Ilza Joly, e vem se moldando ao longo dos anos, gerando conhecimento prático e reflexivo para a comunidade interna e externa da Universidade. As aulas acontecem no Laboratório de Musicalização, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições para o próximo semestre devem abrir em agosto e podem ser feitas pelo e-mail musicalizaufscar@gmail.com. Mais informações em www.musicalizaufscar.faiufscar.com.