UFSCar terá nova versão de curso interdisciplinar sobre dor

Data: 03/01/18 11:37:17

“Pra que rimar amor e dor ?”(Caetano Veloso). As dores, há muito tempo restritas aos poemas, músicas e a ambientes caseiros, locais de trabalho, consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, agora também são discutidas em várias dimensões do conhecimento dentro da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A partir do dia 3 de março de 2018, começa o II Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor, organizado e desenvolvido pelo Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar. O curso tem como público alvo e é indicado para Assistentes Sociais, Biomédicos, Biólogos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Gerontólogos, Médicos, Musicoterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais áreas de interesse.

Docentes e pesquisadores de destaque em diversas instituições, como a própria UFSCar, USP, UNESP e UNICAMP, apresentam as principais síndromes dolorosas e seus tratamentos cirúrgicos, com ou sem remédios, com cuidados básicos e temporários, além do empreendedorismo e da pesquisa clínica que também compõem a grade curricular, dividida em vários módulos com carga horária de 368 horas totais, durante um ano e meio.

”O curso apresenta ainda aspectos relacionados a neurociência, educação, espiritualidade e religiosidade “, relata o professor Fernando Augusto Valsiceac, docente do DGero da UFSCar e coordenador da especialização. “O interessante quando há uma abordagem de curso dessa natureza, é que o universo é sempre mais amplo do que imaginamos. Na primeira edição do curso, tivemos até profissionais de veterinária interessados em conhecer melhor essa problemática para lidar com as dores de animais de pequeno e grande portes “, comentou o professor Fernando.

As aulas são totalmente presenciais e acontecem a cada três semanas, aos sábados e domingos, no Campus São Carlos da UFSCar, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso conta com a estrutura da UFSCar, com atividades desenvolvidas no Campus São Carlos, na Unidade Saúde Escola (USE) e no Hospital Universitário (HU).

Os interessados já podem se inscrever por meio do site www.especializacaodor.faiufscar.com. Há desconto para duplas e grupos e as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail dor.ufscar@gmail.com ou no Facebook, em www.facebook.com/dor.ufscar.