Único curso existente no Brasil em Sociologia da Infância tem inscrições abertas na UFSCar

Data: 02/02/17 17:49:47

Durante muitos anos as crianças foram vistas como incapazes de influenciar a sociedade a partir do seu modo de agir. Apenas a situação inversa, ou seja, a sociedade influenciando os pequenos, era levada em conta. Hoje em dia, essa análise mudou e a Sociologia da Infância é o campo da ciência que avança cada vez mais na busca pela compreensão do mundo pela perspectiva da criança. Pesquisadores no mundo inteiro estudam os pequenos como produtores de conhecimento.

“A Sociologia da Infância é um ramo da ciência que avança na Europa, em especial em Portugal, França e Inglaterra”, explica a professora Anete Abramowicz, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  No Brasil, há vários pesquisadores que já atuam nessa área. Porém, há uma única pós-graduação que subsidia a formação inicial, continuada e específica de profissionais da Sociologia, da Educação e da Saúde neste sentido. Trata-se do Curso de Especialização em Sociologia da Infância oferecido pela UFSCar.

A professora Anete, também responsável pela especialização, conta que essa é a segunda turma que será formada. “No ano passado, tínhamos uma expectativa grande por ser o primeiro do Brasil e a procura foi excelente. Recebemos alunos de todo o país. O número de inscritos mostra que havia demanda para este curso”, destaca a professora.

O Curso de Especialização em Sociologia da Infância conta com docentes da UFSCar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que ministram disciplinas nas áreas de Sociologia, Antropologia, História da Infância, Relações Raciais e Estudos de Bebês. A carga horária será de 360 horas, com aulas quinzenais aos sábados. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de abril, por meio do site www.socioinfancia2017.faiufscar.com. A gestão administrativa e financeira desse curso é da FAI.UFSCar.

(As fotos que ilustram essa notícia são da aula inaugural de 2016; abaixo foto do palestrante, professor César Donizetti Leite da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ Unesp de Rio Claro - créditos: FAI/UFSCar)