Vai começar o maior evento de divulgação científica do mundo, o Pint of Science

Data: 12/05/17 18:40:18

(foto: Paulo Arias)

O maior evento de divulgação científica do mundo começa nesta segunda-feira (15). O Pint of Science busca levar conhecimento científico à população de uma forma descomplicada. O ambiente escolhido é a mesa de bares e restaurantes das cidades. O evento acontece simultaneamente em 11 países nos dias 15, 16 e 17 de maio. No Brasil, 22 municípios sediam o evento.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não poderia ficar de fora. Em São Carlos, a UFSCar apoia a coordenação local que é do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), e em Sorocaba é a instituição organizadora.

“Faz parte do nosso compromisso como cientistas fortalecer a comunicação para além da universidade”, salienta a docente da UFSCar, Ana Claudia Lessinger, que organiza o evento em Sorocaba.

Em São Carlos, sete pesquisadores da universidade participam das discussões sobre depressão, ansiedade e autismo, composição de vidros, sustentabilidade e medicamentos a partir da biodiversidade brasileira nas mesas do Mosaico, West Brothers e Água Doce Cachaçaria. É só escolher o tema, o bar e participar: programação completa em www.pintofscience.com.br.

A Rádio UFSCar já entrevistou diversos palestrantes durante essa semana. Escute aqui a entrevista da coordenadora nacional, Natalia Pasternak. Veja abaixo a programação completa e escute um pouco do tema que será discutido em cada mesa. As entrevistas continuam nesta segunda-feira (15), a partir das 12 horas ao vivo.

Assista o vídeo da TV UFSCar

Em São Carlos

SEGUNDA, 15, ÀS 19H30

De São Carlos para o espaço: a fronteira final
Onde: West Brothers (Avenida Trabalhador sãocarlense, 964 – Parque Arnold Schimidt)

Depressão, ansiedade, hiperatividade e autismo: as diferentes formas de perceber o mundo – ESCUTE AQUI
Onde: Água Doce Cachaçaria (rua Nove de Julho, 1625 – Centro, São Carlos)

Esporte e estatística, uma parceria que dá jogo – ESCUTE AQUI
Onde: Mosaico (rua Aquidaban, 1342 – Centro, em frente à praça XV)

TERÇA, 1 6, ÀS 19H30

Bem-vindo à era do vidro: um sólido ou um líquido? – ESCUTE AQUI
Onde: West Brothers

Ciência para a vida: a tecnologia invade o campo e está na sua mesa
Onde: Água Doce Cachaçaria

Super Mario + matemática = um desafio que vale um milhão de dólares – ESCUTE AQUI
Onde : Mosaico

QUARTA, 17, ÀS 19H30

Como desenvolver novos medicamentos a partir da nossa biodiversidade?
Onde: West Brothers

Minha casa, minha cidade, um laboratório sustentável – ESCUTE AQUI
Onde: Água Doce Cachaçaria

Socorro: fui hackeado e o drone sumiu – ESCUTE AQUI
Onde: Mosaico

Em Sorocaba

SEGUNDA, 15, ÀS 19H30

Quando física e arte dão as mãos, abre-se um amplo – e colorido – leque de conhecimentos

Física e geologia: uma boa parceria

Onde: Venda Dona Noêmia

Rocha e Vida - Interações entre a geosfera e a biosfera durante a evolução do planeta Terra

Estamos sozinhos no Universo?

Onde: Depois Bar e Arte

O potencial do mosquito transgênico contra o transmissor de Zika, Dengue e Chikungunya

TERÇA, 16, ÀS 19H30

De onde viemos e para onde vamos com nossa dieta alimentar?

Como levar a ciência ao público?

Onde: Venda Dona Noêmia

Quando o turismo promove o desenvolvimento de cidades?

A produção artesanal de cerveja: novo “chamariz” para o desenvolvimento turístico em cidades?

Onde: Depois Bar e Arte

Lidando com o lixo: passado, presente e futuro

QUARTA, 17, ÀS 19H30

A Ciência e a evolução da cerveja, e vice-versa

Onde: Venda Dona Noêmia

Humanos em tempo de demasiada pós-humanidade ou por que assistimos Black Mirror?

Bioenergia no setor sucroalcooleiro