Workshop internacional na UFSCar aborda agroecologia no Brasil e Dinamarca

Data: 18/07/17 09:52:34

Uma parceria entre cientistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Aarhus, a segunda maior da Dinamarca, nas áreas de produção e processamento de alimentos e meio ambiente tem apresentado bons resultados. No próximo dia 31 de julho será realizado o II Workshop Brasil – Dinamarca no Campus Lagoa do Sino da UFSCar para discutir a agroecologia nesses dois países.

“Desde 2015, as duas universidades têm um acordo de cooperação para que professores e estudantes possam trabalhar juntos em projetos de pesquisa. Os pesquisadores estão atuando no estudo sobre o ciclo de vida de produtos. Essa análise permite comparar diversos sistemas e pensar em novas estratégias com base na ecologia”, explica o professor Gustavo Fonseca de Almeida, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar.

Os desafios no ciclo de vidas dos produtos agrícolas serão abordados no II Workshop Brasil – Dinamarca por especialistas brasileiros e também pelo especialista John Erik Hermansen. O professor Gustavo apresentará os potenciais do Campus Lagoa do Sino da UFSCar para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis baseados na agroecologia. A visão da indústria também será compartilhada no Workshop. Luiz Carlos Demattê Filho, gerente industrial da empresa Korin agropecuária, abordará o crescimento do setor de alimentos orgânicos no Estado de São Paulo e a importância de estratégias de certificação desses produtos, assim como os desafios para o desenvolvimento do mercado com ênfase em produtos pecuários.

O potencial do desenvolvimento da cadeia específica do leite por agricultores familiares terá destaque na programação do evento. Os resultados de uma análise de ciclo de vida do leite serão apresentados por Gabriela Giusti, estudante do 4º ano do curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. O professor do CCN Naaman Silva abordará a situação da produção leiteira no Território Lagoa do Sino. Já o professor Natan Pimentel, também do CCN da UFSCar, será o responsável por apresentar um produto territorial de agricultores familiares da região onde o Campus Lagoa do Sino está localizado: o Queijo Porungo, o qual, inclusive, tem valor agregado por sua produção artesanal. Contudo, carece de um modelo de certificação.

Por fim, outra mesa redonda tratará sobre os desafios e oportunidades para desenvolver sistemas produtivos no território Lagoa do Sino a partir de uma visão sistêmica e agroecológica. Yovana Saavedra, também do CCN da UFSCar, apresentará ainda no Wokshop uma proposta para integrar princípios e práticas de Ecologia Industrial no Campus Lagoa do Sino da Universidade. Haverá ainda uma mesa redonda sobre os desafios para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis. As inscrições para o II Workshop Brasil – Dinamarca estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.brasil-dinamarca.faiufscar.com, no qual há a programação completa e mais informações.