Perguntas mais frequentes

 

Como faço para pesquisar os projetos realizados pela Fundação?

No site da FAI.UFSCar  há um banner do Portal da Transparência. Após acessá-lo, selecionar a opção Projetos e será possível realizar buscas de forma simples ou avançada, por título do projeto, nome do coordenador, departamento acadêmico ao qual está vinculado ou financiador. O acesso também pode ser realizado diretamente por aqui.  

Preciso ter acesso ao estatuto da Fundação, como devo proceder?

O Estatuto da FAI.UFSCar está disponível para leitura ou download no Portal da Transparência da FAI.UFSCar, na aba Institucional, ou direto por aqui.

 A Fundação contrata auditoria independente para balanço e demonstração de seus resultados?

Sim, a FAI.UFSCar contrata uma auditoria independente que anualmente analisa seus demonstrativos contábeis e financeiros, incluindo o balanço patrimonial, a demonstração das variações patrimoniais e fluxo de caixa. O acesso aos pareceres dos últimos cinco anos pode ser feito pelo Portal da Transparência da FAI.UFSCar, aba Auditorias.

Consigo ter acesso às despesas realizadas em um determinado projeto?

Sim. É necessário realizar uma busca por informações do projeto no Portal da Transparência da FAI.UFSCar, ou direto por aqui. Após a consulta, selecionar o projeto desejado e clicar nos itens que deseja informações: número, título, resumo, vigência, orçamento, prestação de contas (semestral) do projeto em arquivo pdf, no qual são demonstradas todas as receitas e despesas realizadas no período de abrangência do relatório.

Como devo proceder para ter acesso ao contrato / convênio que foi celebrado no projeto?

Basta realizar uma busca por informações do projeto ao qual deseja ter acesso no Portal da Transparência da FAI.UFSCar, ou direto por aqui. Após a consulta, selecionar o projeto desejado, clicar nos itens desejados: número, título, resumo, vigência, orçamento financeiro e há a possibilidade de acessar o instrumento contratual (contrato, convênio, acordo ou termo de cooperação) celebrado e assinado entre as partes envolvidas na execução do projeto.

Como faço para acessar a área de coordenadores de projetos da FAI?

O acesso pode ocorrer diretamente no endereço pelo www.coordena.fai.ufscar.br. Nesse local há informações que orientam os coordenadores de projetos (devidamente tramitados e aprovados pelas instâncias acadêmicas da UFSCar) quanto à forma de acesso, seleção de projetos, alteração de senhas, cadastramento de assistentes e auxiliares na gestão do projeto. O acesso ocorre por meio de login e senha específica para cada coordenador. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da FAI.UFSCar pelo e-mail sic@fai.ufscar.br.

A FAI realiza eventos, cursos, seminários e workshops?

A FAI.UFSCar oferece suporte operacional para cursos, seminários, congressos e outros eventos que estejam relacionados com os projetos que gerencia. A FAI.UFSCar possui uma ferramenta de digital de Cursos e Eventos (saiba mais aqui) que otimizou uma série de serviços que já oferecia,  além disso, disponibiliza serviços de assessoria de imprensa e identidade visual.

A FAI tem funcionários só no campus São Carlos da UFSCar? 

Não. Em São Carlos, a FAI mantém a sede, com dois prédios localizados na área Norte do campus; em Araras e Sorocaba a FAI está presente com os Pontos de Apoio, que funionam com uma funcionária e que estão aptos a realizarem diversos serviços. Em São Carlos, Araras e Sorocaba a FAI também é um ponto de apoio da FAPESP para envio de documentos.

Quem fiscaliza as ações da FAI?

As ações da FAI.UFSCar recebem o controle social de várias formas. Suas atividades e ações são submetidas aos Conselhos Deliberativos e Fiscal, que são órgãos internos da própria universidade. Além disso, órgãos externos, como Ministério Público, Federal e Estadual, Tribunal de Contas, Estadual e da União e Receita Federal fazem a auditoria e a fiscalização das contas. Saiba mais aqui.