Ressarcimento Retribuição

Os vídeos abaixo explicam a origem dos recursos gerenciados pela FAI.UFSCar e as alterações ocorridas a partir de 2010 na Lei das Fundações que impactaram decisivamente na forma de utilização.

Um Projeto tem início na FAI quando seu proponente capta recursos, monta o plano de trabalho e detalha, no cronograma financeiro, as receitas e despesas para sua execução. Integra o orçamento de um Projeto os recursos que serão destinados ao pagamento da equipe executora, a compra de equipamentos, viagens e outros itens que sejam necessários, além dos recursos referentes ao Custo Operacional da FAI, ao Ressarcimento, Retri­buição e Royalties à UFSCar.

  • Custo Operacional é a principal fonte de receita da FAI e destina-se à sua manutenção com o pagamento de pessoal, insumos, equipamentos e demais despesas. O excedente é aportado em Programas de Fomento e repassados à UFSCar.

  • Royalties são valores pagos por empresas que comercializam produtos licenciados por tecnologias protegidas em nome da UFSCar, como patentes, marcas e cultivares.

  • Ressarcimento é a antiga taxa departamental, e seu valor é destinado ao Departamento, Unidade ou Centro vinculado ao coordenador com a finalidade de ressarcir despesas com energia elétrica, internet, água e manutenção predial.

  • Retribuição, antiga taxa do fundo de equalização, é recolhida diretamente à universidade, via Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), pelo uso do patrimônio intangível da UFSCar, tais como nome, imagem e credibilidade.

  • Os valores referentes ao Ressarcimento, Retribuição e Royalties, quando for o caso, ficam depositados na FAI e são repassados à UFSCar. Enquanto o Ressarcimento está vinculado à Unidade, Departamento ou Centro gerador do recurso a Retribuição está diretamente vinculada à UFSCar por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

Novidades

A FAI.UFSCar trabalha constantemente para melhorar o atendimento à comunidade acadêmica, além das melhorias implantadas até o momento, estamos trabalhando para disponibilizar a consulta online do saldo de Ressarcimento e Retribuição, que atualmente é fornecido email pela  secretaria executiva da FAI.

 

FALE COM A EQUIPE DA GERÊNCIA DE PROJETOS